quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LavoisierANDO!


Cada vez a máxima de Lavoisier (eu acho que é ele, se me lembro bem das aulas de química) de que "nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma" é mais válida no nosso tempo, marcado pela sua "reciclabilidade". Nesse post, serão mostrado dois exemplos.
Parte de uma folha do papel moeda reciclado
Vamos ao primeiro: não é muito difícil encontrar uma nota danificada circulando nas ruas. Esteja ela grampeada, desenhada ou rasgada, é recolhida pelo Banco Central. E o mesmo acontece com outros milhares de notas: por ano é recolhida uma tonelada de notas que não estão próprias para o uso. 40% delas, cerca de 400 quilos, é destinada a ONG paulistana Instituto Reciclar, que além de reduzir o lixo no planeta, promove a inserção de jovens no mercado de trabalho. O papel moeda reciclado se torna agendas, blocos de nota, convites e artigos como os da foto a seguir:

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Curta uma Carona


Quem nunca pegou uma carona? Seja para ir a uma balada, a um show, à faculdade? Ao pegar uma carona, além de passar alguns momentos com um amigo e se divertir, você também ajuda a preservar o meio ambiente, pois são colocados menos carros na rua e consequentemente, menos CO2 - e outros gases poluentes- é emitido.
Pensando nisso, cresce no Brasil uma iniciativa interessante: redes sociais de carona. Com elas, ao se cadastrar, você informa para onde quer ir, vê se tem alguém que tem o mesmo destino e mora perto da sua casa. As mais populares são a Coletivu e a Unicaronas, sendo a última voltada para o público universitário. Para melhor entendê-las, segue o vídeo com o tutorial da Coletivu.


Por agora é só. Pegue uma carona hoje!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um capacete fashion (e premiado!)


Aconteceu, no início de setembro, a premiação do Prêmio Index de Design, na Dinamarca.  Mas você deve estar se perguntando porque isso foi postado aqui no blog. Pois bem, o Prêmio Index premia os melhores objetos que, com seu design, podem ajudar a melhorar a vida das pessoas. Os competidores são divididos em cinco categorias: Corpo, Casa, Trabalho, Lazar e Comunidade. O prêmio final é de mais de 800 mil dólares, dividido entre os primeiros colocados em cada categoria.
O grande destaque dessa edição foi o capacete-cachecol, que chegou a ser noticiado na imprensa brasileira. O utensílio ganhou na categoria Lazer, uma vez que evita acidentes - pois funciona como uma espécie de airbag portátil -  durante os passeios de bicicleta - que é um meio de transporte largamente utilizado na Europa -.  A demonstração de como ele funciona segue no vídeo a seguir.





Para saber mais sobre o Prêmio Index, acesse http://www.indexaward.dk/ ou ainda a página do Prêmio no Facebook.

domingo, 18 de setembro de 2011

Rede social antiga, iniciativa inovadora...


Já estamos na Era Facebook, e o Orkut totalmente ultrapassado para a maior parte dos usuários brasileiros, como confirma a matéria do link ao lado. (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/facebook-ultrapassa-orkut-em-usuarios-unicos-no-brasil-diz-ibope.html).
Mesmo assim, acredito que vale a pena noticiar aqui um aplicativo, da "antiga" rede social": O Amazônia.vc . Através dele, o usuário pode protestar contra as queimadas e as derrubadas de árvore na referida floresta, pelos dados atualizados diariamente do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais).
Tais protestos são simbólicos, pois não tem nenhuma função legal, mas demonstram a indignação da população em relação a situação. E, por ser uma iniciativa que tem o apoio da Globo, o aumento das estatísticas de protesto repercute como pauta nos jornais da emissora. E caso o usuário deseje formalizar seu protesto, é possível entrar em contato com a Linha Verde, responsável por receber denúncias.
Se gostou da iniciativa, acesse agora seu Orkut e use o aplicativo. #fikdik

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Amanhã...


Sei que este blog tem como iniciativa mostrar iniciativas que tenham como objetivo mudar o mundo. Mas abro, com esse post, uma "exceção", se é que posso chamá-la  assim. Isso porque, ele trata do trabalho de uma banda que não visa melhorar o mundo diretamente. Deixemos de entretantos...durante o post explico melhor.
Teatro Mágico surgiu em 2003, em Osasco (SP) e é um projeto que associa música, arte circense, poesia e aspectos políticos e sociais. E, dentre as músicas do grupo (que podem ser livremente baixadas, mais informações no site do próprio Teatro Mágico), destaco "Amanhã...Será?".



Entre outras relações que podem ser estabelecidas, pode-se perceber que ela faz menção à Primavera Árabe, período histórico que estamos vivenciando, com o surgimento da democracia nos países do Oriente Médio e da África. Como disse inicialmente, o grupo musical não quer, necessariamente, mudar o mundo, mas a partir das reflexões de suas músicas, leva o ouvinte a pensar sua posição no mundo e o que pode fazer a respeito disso.  Reflita você também ao som de TM! ;D

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Eco-óleo


Cresce no estado do Rio de Janeiro uma iniciativa que seria tida como inusitada há alguns anos: o reaproveitamento do óleo vegetal utilizado para fritar alimentos.  A Secretaria de Estado de Ambiente (SEA) promove o Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (PROVe) em 92 municípios do estado, com o auxílio de 40 cooperativas de reciclagem.
O óleo recolhido - cerca de 500 mil litros por mês - é transformado em sabão pastoso. O projeto tem ainda o projeto de construir uma miniusina em Arraial do Cabo, para transformar o produto em biodiesel.
Fonte: Jornal Destak

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Livreiro do Alemão


Otávio César de Souza Junior, morador do Complexo do Alemão (que esteve em evidência durante a semana passada) teve uma iniciativa peculiar - se considerada a visão comum que "favela" é sinônimo de violência e afins -.
Otávio Júnior, fundador da Barracoteca "Hans Christian Andersen" e do Projeto "Ler é Dez Leia Favela"
Ele fundou uma biblioteca, ou melhor uma "barracoteca" na comunidade, que recebeu o nome do autor dinarmaquês Hans Christian Andersen. Há dez anos ele já fazia o trabalho de emprestar livros, batendo de porta em porta, mas conseguiu, com a ajuda de familiares e amigos,  R$ 7.000 e comprou um antigo salão de forró para organizar os livros.  Participou do programa "Caldeirão do Huck"  e conseguiu mais R$ 10.000 para sua causa.
Otávio também desenvolve o projeto "Ler é Dez Leia Favela" (http://leredezleiafavela.blogspot.com/), que é um complemento da barracoteca.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Little Mattie


Ao assistir um programa de TV, conheci a história de uma pessoa, ou melhor uma pessoinha: Mattie Stepanek. Me refiro a ele como pessoinha porque ele faleceu com apenas 13 anos - em razão das complicações do raro tipo de distrofia muscular que tinha - mas acredito que ele é maior que muita gente grande por aí em outros sentidos.
Durante toda sua vida, ele escreveu poemas sobre amor, paz, fé. Não se deixou levar pela doença, foi defensor da paz e "Embaixador da Boa Vontade" e participava até de palestras motivacionais (!). Acho que é isso, quis com esse post apresentá-lo. Procure sobre em qualquer site de busca e leia algum de seus poemas. É uma experiência enriquecedora. 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...