domingo, 29 de julho de 2012

Ele é verde e amarelo... e ela, verde!

Hoje teve jogo e deu Brasil de novo! E para comememorar essa vitória, um post especial: 


As Olímpiadas estão sendo marcadas pela sustentabilidade e o Brasil, é claro, não poderia ficar de fora dessa onda verde. O maior representante dela vai ser a revelação dos últimos anos do futebol brasileiro, o Neymar! O jogador, famoso seus penteados e por suas peripécias em campo, está usando uma chuteira desenvolvida especialmente para ele pela Nike: GS Concept.


O modelo, segundo a empresa, tem em sua fabricação 70% de plástico reciclado, incluindo poliéster proveniente de garrafas de água. A tração do calçado é feita através de um material chamado Pebax® Renu, que utiliza a mamona como matéria prima (esse vegetal utiliza uma quantidade menor de água em seu crescimento, o que também reduz a pegada ecológica da produção). A GS Nike também é livre de produtos químicos e o couro nela utilizado  é feito com 35% menos emissões de carbono do que o tradicional . 

nike-gs-4.jpg

Todas essas características contribuem também para um melhor desempenho do jogador em campo: o modelo, no tamanho 40,5 (utilizado pelo Neymar), pesa apenas 160 gramas - o mais leve já produzido. Leve, no entanto, não pode ser o adjetivo usado pra definir o preço da chuteira. Foram fabricados 2.012 pares, em alusão ao ano, e apenas 12 deles desembarcam no Brasil, pela quantia de R$1.499,90 e venda exclusiva das lojas online Centauro e NetShoes. 



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Inovações verdes e olímpicas


Aconteceu hoje a abertura oficial dos Jogos Olimpíacos de Londres! Viu?! E você sabia que eles entrarão para a história como os primeiros a serem sustentáveis?


Foto: O GLOBO

O diretor-chefe do PNUMA (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente) afirmou que as Olimpíadas, na capital britânica, serão uma motivação para todo o planeta adotar uma visão mais sustentável. A meta mais audaciosa  é neutralizar todo o carbono emitido durante o evento e para isso serão adotadas inúmeras inovações. Veja algumas a seguir:

1. Ultra, o pequeno ecológico:


Esse carrinho que mais parece uma miniatura está no principal aeroporto de Londres, o Heathrow International. Ele é elétrico e dispensa motorista e foi escolhido porque torna mais prático o transporte de passageiros - nele cabem 4 pessoas, que chegam em 4 minutos do avião ao aeroporto -, além de retirar os ônibus que faziam esse transporte e eram movidos a diesel.


2. Arenas Recicláveis:



Sempre que uma cidade é sede de um evento de grande porte (seja Olímpiada, Pan-Americano, Copa do Mundo), a utilidade das mega-construções realizadas é sempre contestada. O Rio sabe bem como é isso... E para evitar que a situação se repita com eles, os ingleses fizeram a Arena de Basquete totalmente montável. Ao final dos jogos, toda sua estrutura - quadras, bancos, o esqueleto (de 1.000 toneladas de aço) e a cobertura inflável - será desmontada e reutilizada em outros centros esportivos pelo país.  

A organização do evento informou que pretende fazer o mesmo com a Arena de Pólo Aquático.

3. Táxis Verdes:


Uma parte dos tradicionais Black Cabs londrinos ganhou uma repaginada - antes movidos a diesel, passaram a rodar com células de hidrogênio. E Londres também ganhou modernos táxis elétricos: o Fluence Z.E., modelo exclusivamente movido a eletricidade. E apesar de serem diferentes ecologicamente falando, o custo para o cliente é o mesmo do que o de um táxi comum. 

4. Smart Bin, a lixeira inteligente:



Nessas lixeiras high tech (que tem duas telas de LCD, touchscreen e wi-fi), os turistas e londrinos podem ter acesso a notícias sobre cultura, arte, previsão do tempo, mercado financeiro. Mas o principal intuito da instalação das mesmas é estimular a reciclagem em a coleta seletiva para os moradores da cidade.


5. Árvore Solar:



Esses postes brotaram na cidade olímpica em maio, idealizados designer Ross Lovegrove, conhecido por associar ciência, natureza e tecnologia em seus projetos. Suas folhas são, na verdade, células fotovoltaicas para gerar energia solar, os galhos e caules são lâmpadas de LED automática. E além de serem postes de luz são também bancos!




terça-feira, 24 de julho de 2012

We´re Carbono Free :)

Um blog produz quase quatro quilos de dióxido de carbono por ano, você sabia? 


Pensando nisso, está sendo realizada uma ação - chamada de Gesto Verde- , através da parceria entre o Instituto Brasileiro de Florestas e o Guiato, para o plantio de 500 árvores nativas do Paraná. Funciona da seguinte forma: a cada blog que se cadastra, uma nova árvore é plantada. 






E é claro que o Acredite Também! não poderia deixar de participar. A partir de hoje, na barra lateral, exibiremos um selo que comprova a participação no Projeto. Se você conhece alguém que tem um blog ou tem um blog, porque também não entra nessa campanha! http://www.guiato.com.br/meioambiente/blog-neutro-co2/





domingo, 22 de julho de 2012

Arte + moda + meio ambiente = criatividade


A  ONG WWF é amplamente conhecida por sua militância em causas ambientais trouxe uma novidade: um desfile de moda com temática ambiental. Vamos explicar melhor essa história: todo ano a ONG promove o "Pandamonium" (um trocadilho com o animal símbolo e "pandemônio", que seria algo semelhante a uma assembleia confusa, uma baguncinha), um evento que relaciona a tríplice arte, música e moda com o cuidado ambiental.

Em 2012, o Pandamonium teve sua terceira edição. Ela aconteceu no Reino Unido, no Hyde Park e o destaque foi um desfile de moda que não trazia roupas, mas verdadeiras esculturas vestíveis, criadas por estilistas e designer. Essas obras de artes são vendidas (por um preço de obra de arte MESMO) , posteriormente, e arrecadam um fundo de reserva para a ONG. 

No site institucional, há a seguinte descrição: "Pandamonium WWF é uma excitante fusão entre arte e natureza. Desde o processo inicial de criação as peças ganham vida. Cada artista teve o cuidado de pensar, cuidadosamente, em alguma questão ambiental enfrentada por nosso planeta - e os resultados são impressionantes. A coleção representa o trabalho de conservação da WWF mundial de forma inspiradora, mostrando a beleza e a fragilidade do mundo natural."

Abaixo estão algumas fotos das peças, com comentários:

Nessa, o Studio Roso criou uma peça que, quando regada, surgem as flores, para lembrar o quão importante é a água na vida da Terra. Uma gracinha, não?! 


Essa outra, da artista Lisa Milroy, traz a experiência da chuva através de uma tela de pintura para ser vestida. 



Com esse trio (conjuntinho, sofá e bola), a designer Nina Saunders retrata a unidade da vida terrestre, afirmando que apesar de diferentes, "todos somos um". (<3)


"The Temple Tip Bower": com essa roupitcha, ou melhor obra de arte, que me lebra uma mosca (hahaha), a dupla Stuart Haygarth e Sian Evans faz alusão a um pássaro que utiliza restos para construir seu ninho, lembrando que o que é lixo para alguns é fundamental na vida de outros. 

E pra terminar, um vídeo mostrando os bastidores:


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Por um mundo mais conectado

Dia desses vi uma notícia sobre um projeto brasileiro que permitia a inclusão digital de crianças e jovens a partir de computadores antigos doados (vou falar dele nos próximos posts) e descobri uma outra ideia superlegal: o Labdoo.








Com esse nome engraçado, surgiu uma ONG virtual que promove a inclusão digital de crianças através de doações de notebooks antigos, que foram considerado "ultrapassados" por seus donos. Segundo a própria organização, o objetivo dela é basicamente usar a Internet e as redes sociais para doar a instituições carentes o que seria lixo eletrônico.


Após a doação, há a manutenção do computador, para retirar as informações do doador (caso ele já não tenha feito isso) e instalar um programas educativos. Os computadores doados são armazenados até que haja uma quantia razoável e em seguida, seguem viagem. Qualquer pessoa cadastrada pode colaborar nessas etapas: os programas a serem instalados tem fonte aberta, isto é, estão disponíveis no site do Labdoo.








Nesse vídeo institucional eles explicam como acontece tudo, passo-a-passo:





Até agora foram doados 727 computadores para 47 instituições participantes. Uma delas está localizada no Brasil (\o/), na cidade de Quixadá (BA): Associação Novo Horizonte. Além do Brasil, outros 52 países participam da iniciativa!


Se você também gostou e pode ajudar de alguma forma, cadastre-se no Labdoo. Mas se não pode, dê uma força ao movimento e curta a página deles no Facebook, para que seus amigos também saibam dessa iniciativa tão bacana.
http://www.facebook.com/Labdoo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rebeldes com causa


Já foi o tempo em que roqueiros viviam só de "sexo, drogas e rock´n roll". Há algum tempo diversos artistas demonstram preocupação com um mundo melhor (lembra do post Músicas Sociais?) e hoje, no dia do Rock, o Acredite Também, traz uma lista dos roqueiros mais engajados ambientalmente (com direito a trilha sonora, é claro!)

11º  - Pearl Jam
Em 2006, a banda reverteu parte do dinheiro arrecadado com a turnê em ações de preservação de florestas tropicais em Madagascar. Três anos mais tarde, em 2009, o grupo doou cerca de 100 mil dólares para 9 ONGs que desenvolvem novas tecnologias para a criação de fontes renováveis de energia. Para completar, os veículos utilizados nas turnês tornaram-se movidos a  biodiesel.








10º - Green Day
O verde da banda de punk-rock norte-americana vai além do nome... Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool participaram da campanha "Move America Beyond Oil", promovida pela ONG Natural Resources Defence Council. Essa campanha queria mostrar o quanto prejudicial é o "vício" do país em petróleo. Além disso, os músicos já publicaram uma série de vídeos no Youtube manifestando seu apoio às causas verdes e às políticas energéticas inteligentes. Por isso preferi, ao invés de colocar uma foto deles, publicar dois vídeos: um no qual os integrantes falm sobre essa campanha e um no estilo "Sobe o som, DJ". 







9º - Paul MacCartney
O ex-Beatles é, reconhecidamente, um dos mais conhecidos defensores do vegetarianismo. Em sua terra natal, o Reino Unido, lançou a campanha "Meat Free Monday" (em português,  "Segunda-feira sem carne"), em que sugere que as pessoas não comam carne ao menos uma vez por semana. Com essa atitude simples seria possível ajudar a reduzir uma parte dos 18% de emissões globais de CO2 da qual a pecuária é responsável. A ação angariou apoio de outras personalidades, como a viúva de John Lennon, Yoko Ono.



   
8º - Radiohead
O vocalista, Thom Yorke, é o principal destaque do grupo: ele é vegetariano e apoia a campanha "Friends of the Earth's Big Ask", que pressiona o governo inglês a adotar medidas incisivas no combate ao aquecimento global. Além disso, a banda incentivou mais de um milhão de pessoas a assinarem uma petição online chamada "Stop Global Warming", que pretende discutir o papel dos EUA diante das mudanças climáticas. Eles participaram ainda,  junto com outros artistas,  de um show beneficente para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, em 2010.






7º - Coldplay (<3)
Os ingleses são apoiadores da ONG Make Traid Fair, que busca discutir e incentivar a resolução de questões relacionadas a alimentação e pobreza. O Coldplay também é patrono da organização ClientEarth, que trabalha para proteger o meio ambiente nos meios jurídicos, tentando garantir que as leis ambientais sejam cumpridas adequadamente.
E, desde 2002, os músicos contrataram uma empresa para plantar 10 mil árvores na Índia, para neutralizar as emissões de carbono geradas com a produção e distribuição de seus CDs. Em 2009, durante a turnê “Viva La Vida”, o Coldplay realizou o primeiro show com carbono neutro nos Emirados Árabes.





 





6º - Linkin Park
Os roqueiros californianos também dedicam um tempo da agenda para se envolver em causas ambientais. Em 2004, os músicos fundaram a ONG "Music For Relief", que auxilia vítimas de catástrofes naturais, como o Tsunami da Indonésia, o Furacão Katrina, incêndios e o terremoto no Haiti.
A banda também se uniu à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, na iniciativa Energia Sustentável para Todos, que tem como objetivo garantir o acesso universal à energia até 2030. Outras ações de responsabilidade ambiental incluem uso de biodiesel, veículos híbridos e elétricos durante as turnês, equipamentos com certificados de energia renovável e reversão de parte da renda arrecadada nos shows para o plantio de árvores.



5º - David Byrne
O ex-vocalista e guitarrista da banda Talking Heads é um defensor apaixonado do ciclismo urbano. Tanto empenho fez com que ele veio ao Brasil ano passada, para promover o fórum "Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade", o primeiro realizado no país, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a construção de um sistema de transporte mais igualitário e sustentável.
David Byrne é também autor do livro “Diários de Bicicleta”, em que relata suas experiências sobre duas rodas por todo o mundo. Por meio de histórias e fotografias pessoais, evidenciou o fato de que andar de bicicleta e utilizá-la como meio de transporte sustentável pode mudar a visão do mundo e das cidades.




4º - Dave Matthews Band
A banda sul-africana ganhou respeito dos ativistas ambientais em 2006, quando seus músicos decidiram compensar a poluição produzida durante a carreira investindo em ONGs e instituições que promovem a sustentabilidade. A iniciativa incluiu a construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala dos Estados Unidos, e a parceria com a ONG Filter For Good, que incentiva o público a levar sua própria garrafa de água aos shows, reduzindo o consumo de garrafas PET.
Os shows da banda também contam com uma estrutura chamada Eco-Village, onde o fã pode conferir as últimas notícias do meio ambiente no mundo, conhecer as atitudes verdes que ele pode adotar no seu dia a dia, e até ganhar brindes ecológicos da banda.








 3º - Sting
O vocalista do "The Police" é um apaixonado pela diversidade ecológica do Brasil:  Sting esteve no país recentemente para cantar e reforçar o seu apoio ao movimento indígena que questiona a construção da hidrelétrica Belo Monte, no Pará.
Ao longo de sua carreira, lançou vários os álbuns que trataram do descaso humano com a natureza, a exploração da mão de obra infantil, as consequências dos conflitos e a apatia perante as mudanças climáticas. Tudo isso rendeu ao cantor uma homenagem da Clinton Global Initiative (CGI), em 2011, como um dos "cidadãos notáveis" daquele ano.






2º - Neil Young

Em 1985, quando poucos comentavam sobre questões socioambientais, o cantor comprometeu-se com a organização do histórico show beneficente Farm Aid, em parceria com os músicos Willie Nelson e John Mellencamp. Atualmente, a Farm Aid é uma organização que trabalha para desenvolver a agricultura familiar e realiza shows anuais com diversos artistas.
Young e sua mulher Pegi também fundaram The Bridge School, uma organização educacional para crianças com disfunções psicológicas e verbais. Em 2004, na turnê do álbum Greendale pelos Estados Unidos, Young utilizou óleo biodiesel nos caminhões e ônibus da banda. Apaixonado por carros, ele transformou um Lincoln 1959 em híbrido. O motor da máquina passou a funcionar com biocombustível e baterias elétricas. Desse projeto surgiram novas músicas com letras sobre o poder do petróleo na economia mundial, refrões anti-guerra e cobranças à indústria automobilística.








1º - Bono Vox
E em primeiro lugar o vocalista do U2: o currículo do cantor como ativista é extenso. Muitas ações humanitárias foram promovidas ou apoiadas pelo irlandês que foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e recebeu da Rainha Elizabeth II do Reino Unido o título de “cavaleiro britânico honorário”.
Presença constante em encontros de líderes mundiais, Bono assume performances filantrópicas que vão da luta contra a Aids, passando por combate a intolerância religiosa e promoção da paz, até a criação de um marca de roupas que usa algodão orgânico, adota o conceito de comércio justo e emprega pessoas provenientes de países mais pobres, tornando a cadeia do comércio mais igualitária.









Colaboração:  Portal EcoD

domingo, 8 de julho de 2012

Hoje é dia de Sonho, bebê!

Ano passado conheci a ONG Sonhar Acordado e desde então estava esperando uma oportunidade para falar sobre ela aqui no blog. Fundada por um grupo de jovens em 1998, no México, ela chegou ao Brasil em 2000, buscando, através do voluntariado de jovens, cultivar valores humanos para melhorar, na medida do possível, o mundo. 


Para isso são realizados projetos com crianças e adolescentes carentes (não só no aspecto financeiro, mas também emocionalmente). Os projetos se dividem em contínuos e grandes festas. Os primeiros tem duração mínima de seis meses porque neles cada voluntário fica responsável por uma criança e a acompanha durante todo semestre: no Amigos para Sempre, em um sábado por mês os voluntários fazem programas culturais com as crianças (visitas a museus, cinema, teatro...). No Sonhando Juntos, os voluntários visitam hospitais para tornarem-se amigos de crianças com câncer e doenças degenerativas e poderem tornar um sonho delas realidade. O Preparando para o Futuro (que ainda não chegou aqui no Rio) estimula a formação profissional para adolescentes que estejam em situação de risco, passando também a eles valores humanos. O SuperAção é voltado para a promoção da melhoria de um ambiente para uma instituição atendida pela ONG: são realizadas reformas, pinturas e outras ações períodicas em creches, orfanatos...







Também existem as Grandes Festas, que abrangem um número maior de voluntários e também de crianças, pois são reunidas todas as instituições assistidas pela ONG. Elas são duas: o dia do Sonho - realizado no meio do ano que traz, no clima de férias, um dia lúdico com muitas brincadeiras para as crianças: futebol de espuma, parede de escalada e muito mais - e a festa de Natal. Nela as crianças tem a experiência passar um dia em contato com o "espírito de Natal" (peça de teatro, coral) e  de ganhar o tão sonhado presente do Papai Noel, graças a ajuda de alguns duendes voluntários. Participei dela ano passado e me encantei com a ONG e seus projetos. Dela, consegui algumas fotos no site da ONG. 




Hoje é o dia do Sonho e enquanto você lê esse post eu devo estar no sítio, fazendo uma festa com uma linda menina. Se você quer conhecer mais sobre o trabalho da ONG é só visitar o site deles: http://www.sonharacordado.org.br/riodejaneiro






quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alvi ou Rubro-negro?

Doar sangue é, na minha opinião, um dos gestos mais simples e significativos para ajudar o outro e apesar disso os bancos de sangue do país vivem sofrendo com a falta de estoque. Pensando nisso, o Hemocentro da Bahia (HemoBa) promoveu uma ação para trazer mais doadores: batizada de "Meu sangue rubro-negro", ela incentiva os doadores do Esporte Clube Vitória de uma forma bem criativa.






O uniforme do time, que se orgulha de ter a segunda maior torcida do Nordeste, é marcado pelas cores vermelho e preto, mas a primeira foi retirada, até que os bancos de sangue atinjam uma reserva razoável. E o torcedor irá acompanhar essa evolução na camisa do time: conforme as doações forem aumentando, as listras irão reaparecendo. 




A campanha foi elaborada em parceria com a Leo Burnett Tailor Made (a mesma agência do xixi fake, olha que coincidência!) e o vídeo conta com a narração de um torcedor do vitória famoso: o ator Wagner Moura. "Agora, é hora de mostrar, listra por listra, que estampar o vermelho no peito é questão de merecimento", diz ele na peça publicitária. 




No jogo mais recente, contra o Avaí, os jogadores estrearam o uniforme no jogo: todas as faixas estavam estavam brancas, como você vê nas fotos a seguir. Agora é até dia 10, para ver como estará o uniforme (na página do Acredite também no Facebook, irei publicando novidades!). 






Termino aqui esse post, parabenizando a iniciativa do time e esperando que outros times façam o mesmo (ou que você leitor colabore, ainda que sem uma razão específica)!  



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Água de mentirinha...

Situação 1: De repente, dá aquela vontade de ir ao banheiro. Você chega lá e abre a torneira para, digamos assim, "ajudar" a fazer xixi.

Situação 2: Você está acompanhado e dá a mesma vontade de ir no banheiro. Para poupar seu amado/a de barulhos desagradáveis, você abre o chuveiro e evita maiores constrangimentos. 

Duas situações nada ecologicamente corretas, não acha? Mas se você já passou por uma dessas situações, vai adorar um aplicativo lançado pelo Instituto Akatu, na AppStore. Se não passou, continue a ler o post, pois vai achar o tal aplicativo, no mínimo, inusitado. 


(uma gracinha esses bichinhos, não. hahaha)




O nome dele é Fake Shower e ele reproduz o barulho da água corrente, imitando o barulho da torneira ou do chuveiro, com três níveis de vazão para cada um. O aplicativo foi criado em parceria com a agência Leo Burnett e no site do Akatu, ele é descrito da seguinte forma: "O Fake Shower é uma ferramenta de conscientização que, de forma muito bem humorada e moderna, permite manter a privacidade entre casais evitando o desperdício de água. Por quê? Porque muita gente liga o chuveiro ou a torneira somente para evitar que o outro não ouça os “sons da natureza” no banheiro. Haja água desperdiçada – água limpa, tratada, cara e escassa."

                                                     (Fonte: Reprodução Apple Store BR)


Além disso, o Fake Shower pode ajudar o usuário a ter um maior controle sobre o seu consumo de água: ao fechar o chuveiro para se ensaboar e ligá-lo, você terá a quantidade estimada de água que foi poupada nesse período de tempo. E a quantidade de água poupada vira uma espécie de placar, que pode ser compartilhado no Facebook ou no Twitter! Se você tem um Iphone, tá esperando o que para fazer o download? http://itunes.apple.com/br/app/akatu-fake-shower/id514433351?mt=8

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...