A ONG WWF é amplamente conhecida por sua
militância em causas ambientais trouxe uma novidade: um desfile de moda com
temática ambiental. Vamos explicar melhor essa história: todo ano a ONG promove
o "Pandamonium" (um trocadilho com o animal símbolo e "pandemônio",
que seria algo semelhante a uma assembleia confusa, uma baguncinha), um evento
que relaciona a tríplice arte, música e moda com o cuidado ambiental.
Em 2012, o Pandamonium teve sua terceira edição. Ela aconteceu no Reino Unido, no Hyde Park e o destaque foi um desfile de moda que não trazia roupas, mas verdadeiras esculturas vestíveis, criadas por estilistas e designer. Essas obras de artes são vendidas (por um preço de obra de arte MESMO) , posteriormente, e arrecadam um fundo de reserva para a ONG.
No site institucional, há a seguinte descrição: "Pandamonium WWF é uma excitante fusão entre arte e natureza. Desde o processo inicial de criação as peças ganham vida. Cada artista teve o cuidado de pensar, cuidadosamente, em alguma questão ambiental enfrentada por nosso planeta - e os resultados são impressionantes. A coleção representa o trabalho de conservação da WWF mundial de forma inspiradora, mostrando a beleza e a fragilidade do mundo natural."
Nessa, o Studio Roso criou uma peça que, quando regada, surgem as flores, para lembrar o quão importante é a água na vida da Terra. Uma gracinha, não?!
Essa outra, da artista Lisa Milroy, traz a experiência da chuva através de uma tela de pintura para ser vestida.
Com esse trio (conjuntinho, sofá e bola), a designer Nina Saunders retrata a unidade da vida terrestre, afirmando que apesar de diferentes, "todos somos um". (<3)
"The Temple Tip Bower": com essa roupitcha, ou melhor obra de arte, que me lebra uma mosca (hahaha), a dupla Stuart Haygarth e Sian Evans faz alusão a um pássaro que utiliza restos para construir seu ninho, lembrando que o que é lixo para alguns é fundamental na vida de outros.
E pra terminar, um vídeo mostrando os bastidores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário