Já pensou se todas as ruas que existem no Google Maps fossem mapeadas especialmente para portadores de deficiência? Um brasileiro teve essa ideia pra lá de especial e está concorrendo para ter sua ideia patrocinada pelo gigante do mundo virtual. O nome dele é Eduardo Battiston e o do projeto, Acessibility View.
O programa irá apresentar ao usuário a rota que apresenta menos obstáculos (essa palavra pode parecer meio pesada, mas acredito que para os cadeirantes), que incluem buracos, calçadas irregulares, rampas muito inclinadas, entre outros. Para fazer o mapeamento, ele contará com a ajuda de membros da AACD, instituição com a qual ele já tem uma história, pois fez com ela outro projeto lindo: o Unique Types. (próximo post aqui do blog, me cobrem!).
Além de tornar a vida de cadeirantes brasileiros melhor, o Acessibility View permitirá que pessoas não-deficientes percebam a realidade enfrentada pelos primeiros. O patrocínio pelo Google está sendo buscado através do Creative Sandbox, concurso promovido pela marca no qual foram escolhidos 10 projetos - ao todo, foram 4,507 enviados por pessoas de todo o Brasil - que utilizam ferramentas produtos do Google para tornar o mundo melhor, aliando tecnologia e criatividade. O vídeo abaixo foi feito para a inscrição do projeto no concurso.
Agora basta ficarmos na torcida: o resultado é divulgado dia 05 de dezembro e a ideia ganhadora leva R$35 mil para tornar-se real. Eduardo, em entrevista a Revista Galileu, afirmou que a importância do projeto também está em trazer para o cotidiano um tema que, na maioria das vezes, é pouco recorrente e que motive iniciativa pública e privada a buscar as melhorias do mesmo.
As aulas na ECO podem ser bem inspiradoras, não? Muito legal divulgar esse tema, e mais legal ainda esse projeto.
ResponderExcluirÉ verdade Bia. Hahaha. Sai da matéria de Jornal em Mídias Digitais, mas ela não saiu de.mim. hahaha.
Excluir