Não é a primeira vez que as fotos de Yann Arthus-Bertrannd estão em terras brasileiras - elas já estiveram expostas no MASP, no ano passado - mas dessa sem dúvida, as fotos tiveram maior repercussão. Fui a exposição de manhã, devia ser por volta das 11h e já estava cheio - como vocês verão nas fotos a seguir.
Bertrannd é conhecido internacionalmente pelo envolvimento com as causas ecológicas e é apresentado também como ambientalista - ele recebeu inclusive o título de "Embaixador da Boa Vontade" do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Suas fotos trazem diversos lugares do globo sob ângulos inovadores. Outro ponto interessante da exposição é que, juntamente com as fotos, são trazidos dados sobre a situação do planeta, como esse aqui, sobre o Rio:
Além das fotos, a exposição traz ainda um planisfério em grandes dimensões, para o visitante ver bem de perto (e pisar!) sobre cada lugar que Bertrannd visitou. Ao lado do local, no mapa, estão também as coordenadas e a foto que foi tirada lá.
Termino aqui esse post e fica a dica de visitar a exposição, que será encerrada no dia 22 de junho (com o fim da Rio+20). O local é bem fácil de ser achado: a estação Cinelândia, do Metrô, deixa bem pertinho. O mais válido, da exposição, na minha opinião, não foi só conhecer o trabalho do fotógrafo, mas perceber o quanto as pessoas (em especial crianças e adolescentes) estão atentas a causa do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário