segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mulheres de Paz - Parte 2

Já falei um pouco sobre a trajetória de Ellen Johnson. Agora é a vez de apresentar a vocês Leymah Gbowee, também ganhadora do prêmio Nobel. Também liberiana, nasceu em 01  de fevereiro de 1972 na zona central da Libéria, mas mudou-se ainda jovem para a capital Monróvia. 



Durante a guerra civil na Libéria, associou-se a outras liberianas - muçulmanas e cristãs - para criar um movimento de oração, que cresceu e culminou em uma greve de sexo, como forma de protesto à não-aceitação das mesmas como participantes na negociação de paz. Ainda nesse período, Leymah formou-se terapeuta e trabalhou com crianças-soldados. Mais tarde, escreveu sobre esse momento em sua biografia  "Mighty Be Our Powers: How Sisterhood, Prayer, and Sex Changed a Nation at War" ("Poderosos sejam nossos poderes: como a comunidade de mulheres, a oração e o sexo mudaram uma nação em guerra")


Atualmente dirige a Rede Segurança e Paz - África, que assiste a Libéria, Costa do Marfim, Nigéria e Serra Leoa. Também é mestre em Transformação de Conflitos, pela Universidade de Menonita do Leste, na Vírginia. Tem seis filhos e mora em Acra, capital de Gana. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bike Rio

Esse é o nome do programa de aluguel de bicicleta lançado hoje pelo município do Rio em parceria com o Banco Itaú e a concessionária Serrtel. Já é a segunda tentativa de fazer os cariocas usarem mais a "magrela" (a primeira foi o Pedala Rio, em 2008, que não conseguiu se estabelecer.)




Ele está instalado em Copacabana, com onze estações de aluguel ao longo da orla. São elas: Posto Seis, Sá Ferreia, Miguel Lemos, Cantagalo, Santa Clara, Dias da Rocha, Serzedelo Correia, Siqueira Campos, Copacabana Palace, Cardeal Arcoverde e Princesa Isabel.  As estações são modernas e movidas energia solar, o que comprova a sustentabilidade que move o projeto.

  
 O preço do aluguel por dia é R$5 e é feito pelo celular. Também existe a opção de fazer uma assinatura mensal, pelo site www.movesamba.com.brO projeto chegar também aos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca, Flamengo e Centro até o início de dezembro. Uma das personalidades presentes na inauguração estava Luciano Huck (que já esteve aqui no blog no post T-Shirts do Bem), que relatou o sucesso de iniciativas semelhantes na Europa. 


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pegada Sustentável


Já pensou em ter um tênis feito com arroz? Sim, acredite, esse tênis existe! A preocupação veio da Puma, que relançou o tênis Suede, originalmente no mercado em 1968. Do arroz é utilizada a casca, substituindo o látex da sola do calçado. 
Além disso, o Puma Re-Suede foi lançado com o máximo de sustentabilidade já empregado em um tênis: a camurça utilizada é sintética, feita com poliéster obtido pela reciclagem de tiras de paineis solares e TVs de plasma. Os cadarços e a palmilha também têm origem reciclável. 
E a sustentabilidade não se restringe somente a fabricação, segundo a empresa. O tênis também é mais leve ( um par do número equivalente ao 38 no Brasil pesa 140 gramas), o que permite uma redução de 15 toneladas para cada 10 mil pares embarcados. Isso permite redução na emissão de poluentes durante o transporte, que chega a 80% em comparação outros modelos.
E como grand-finale sustentável, o Re-Suede será vendido em embalagem que utiliza 65% menos papelão que as demais caixas. O lançamento do Re-Suede ocorreu pouco depois de o Greenpeace alertar grandes corporações como  a Nike e a própria Puma sobre a contaminação de suas respectivas cadeia produtiva.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estádio movido pelo sol

Para aqueles que duvidavam do crescimento da energia limpa no Brasil, aí está uma prova dessa expansão: a Bahia terá o primeiro estádio da América Latina a utilizar somente energia solar. O contemplado foi o Pituaçu - que atende pelo nome oficial de Estádio Governador Professor Roberto Santos. 
                                  
Estádio Gov. Prof. Roberto Santos


Ele será coberto com painéis fotovoltaicos que gerarão, por ano, 630 MHz/h. Isso acarretará em uma economia de 200 mil por ano. O projeto, juntamente com a obra, custa 5,5 milhões e é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e recebe o apoio do Programa de Energia do Governo Alemão (GIZ). Vale lembrar ainda que o estádio foi escolhido pela FIFA como um dos centros de treinamento para a Copa de 2014. 


Os painéis fotovoltaicos instalados no estádio.

sábado, 22 de outubro de 2011

Mulheres da paz

Esse ano completam-se 110 anos do Prêmio Nobel. E pela primeira vez, três mulheres dividirão o prêmio - que foi divulgado no último dia 07. Com isso, começarei uma série de posts aqui no blog, apresentando as três ganhadoras desse ano: Ellen Johnson, presidente da Libéria; Leymah Gbowee, militante e também liberiana e Tawakkul Karman, jornalista e ativista nascida no Iêmen.






A Dama de Ferro


Por essa alcunha é que Ellen Johnson Sirleaf também é conhecida. Ela nasceu, em 1938, na capital do país e se formou em Economia, na Universidade de Harvard. Durante a década de 70 ocupou importantes cargos na Libéria, sendo, inclusive ministra de finanças. Em 1979, em função de um golpe de estado que derrubou o governo, foi expatriada. 



Durante o exílio, ficou no Quênia, onde assumiu a vice-presidência do Citibank africano. Em 1985, voltou a seu país e se candidatou ao Senado. Mas, por criticar o regime militar em um discurso, foi condenada a dez anos de prisão, que não se realizaram. Saiu novamente da Libéria e teve como destino os EUA, país no qual assumiu o cargo de vice-presidente e diretora do Equator Bank, em Washington. 


Seis anos mais tarde, trabalhou no Banco Mundial e na ONU (PNUD) em programas especiais voltados para a África. Com o fim da guerra civil, no mesmo ano, Ellen retorna a Libéria, apoiando o golpe de Estado para derrubada de Samuel Doe, que teve como líder Charles Taylor. Este último veio a ser, no entanto, seu opositor nas urnas - na candidatura a presidência -, que acabou ganhando.  Ele a acusou de traição e ela foi (novamente) expatriada. 


Finalmente, em 2005, ela concorreu à presidência liberiana e venceu, em segundo turno as eleições. E esse ano, após tentar a  reeleição, foi vitoriosa no primeiro turno, com 44, 6% dos votos, o que levou os liberianos às urnas novamente. 


Fonte: Portal G1





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prêmio Verde

As inscrições para o prêmio Greenbest 2012. Ele foi criado pela empresa Greenvana e premia em 19 categorias   objetos, pessoas e empresas que tornaram o país mais sustentável e que assim incentivaram o crescimento do mercado sustentável no Brasil. Os votos são dados através do voto popular e da Academia Greenbest.



Um dos ganhadores do ano passado, na categoria Transporte, foi o ônibus movido a hidrogênio criado pela COPPE-UFRJ, criado com tecnologia 100% nacional e que já circula na Cidade Universitária, no Fundão. Há planos para que ele seja uma das opções de transporte durante a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. 


domingo, 16 de outubro de 2011

T-shirt do bem!


Há onze dias o mundo perdeu uma grande pessoa. Muito mais do que um engenheiro genial, ótimo administrador, Steve Jobs provou com sua morte que seu lado subjetivo, digamos assim, era tão importante quanto o lado racional que o tornou um dos homens mais influentes do mundo, CEO da Apple.
Esse lado mais "humano" ficou muito em evidência nos dias consecutivos a sua morte, com o famoso "Discurso de Stanford". E como sempre, surgiram os maniqueístas criticando que Steve Jobs não era lá "essa Coca-Cola toda", achando que por fazer uma homenagem já estava beatificando Jobs. Não, homenagens são homenagens e ponto. Afinal, quem não gostaria de ser lembrado quando morresse?
Mas indo direto ao mérito da questão, quero destacar uma iniciativa, se é que é esse o nome. O apresentador Luciano Huck criou, em parceria com a grife carioca Reserva, uma série de camisetas que "recebem estampas inspiradas em causas sociais e atitudes do bem." Elas são vendidas apenas pelo site da marca (http://www.usehuck.com.br/)  por um determinado período e parte do lucro é revertido a instituições que se relacionam com a estampa. 
Já foram beneficiados o Retiro dos Artistas e o IPCC (Instituto Pró-Criança Cardíaca). Mas você deve estar se perguntando: o que o Steve Jobs tem a ver com isso? Pois bem, a T-shirt dessa semana é a da foto abaixo e terá sua venda revertida para a CDI, uma ONG - que existe em vários países - e tem como intuito promover a inclusão digital de jovens e de comunidades carentes.
Acho que por aqui termino esse post. Acho também que vale a pena colaborar com a causa e assistir o "Discurso de Stanford", que segue completo no vídeo:

sábado, 15 de outubro de 2011

Presidiários + Banners = Bolsas


No post "LavoisierANDO" já mencionei a transformação de materiais. No entanto, conheci a iniciativa de uma outra ONG, desta vez carioca (!!), que também tem a proposta de reutilizar o que seria descartado. E com um "plus": são presidiários e detentas em regime semiaberto que produzem bolsas, carteiras e artigos semelhantes.
Elas são produzidas a partir da publicidade de empresas e instituições parceiras (entre elas: MetrôRio, Unimed, Vale), utilizando os banners, lonas vínilicas que já não tem mais uso para os primeiros. Os trabalhadores vem de Niteroí, do Núcleo Prisional Ferreira Neto, e de Benfica, do prsídio Oscar Stevenson.
Você pode conhecer mais sobre o trabalho da ONG no site TemQuemQueira.org e comprar os produtos na loja da marca, localizada no Centro do Rio (Rua do Rosário, 172/602).

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Arca de Noé Moderna


Se nos tempos bíblicos a proteção para o dilúvio era  a Arca, nos tempos atuais, ela foi substituída por uma cápsula, dessa vez contra os tsunamis. Inventada no Japão pela empresa Cosmo Power, ela abriga até quatro adultos e possui uma pequena janela na parte superior para ventilação, caso precise-se ficar muito tempo na mesma.
O que achou da invenção? Estranha, inusitada? Pois saiba que já foram feitas mais de 500 encomendas para a empresa que a produz. E assim foi criada mais uma inovação que pode salvar vidas...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um gadget A+


E surge assim mais uma invenção a favor da humanidade: o pen-drive de sangue. Não, ele não leva líquido vermelho que circula dentro da gente. A ideia é simples: um designer norte-americano, Robert William, a ideia de associar tecnologia ao esclarecimento da população, principalmente jovem. 

O pendrive, que vem em uma embalagem semelhante a uma bolsa de sangue (foto acima), é  basicamente igual a qualquer outro. Basicamente porque seu diferencial é já vir com um arquivo: um vídeo que explica o destino para os mais curiosos (ou medrosos. hahaha).  O gadget só está sendo vendido em território norte-americano, mas o que vale é a iniciativa: mesmo sem pendrive, doe sangue. ;)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sustentabilidade in Rio


O Rock in Rio acabou nessa madrugada e foi um evento e tanto. O público estimado foi de 700 mil pessoas e juntamente com elas foram produzidas toneladas de lixo. Só para ilustrar, nos primeiros cinco dias de show (23,24,25,29 e 30/09) foram recolhidas 234 toneladas. Mas segundo previa o Plano de Sustentabilidade RiR 2011, elas foram devidamente coletadas, sendo divididas da seguinte forma:

  • Materiais orgânicos tiveram como destino a Usina do Caju, para serem transformados em adubo orgânico através do processo de compostagem. O adubo orgânico produzido será entregue ao Programa Rio Capital Verde, que visa o reflorestamento do Rio de Janeiro;
  • Materiais com potencial reciclável (como plástico, alumínio, papelão...) foram destinados à Barracop, cooperativa de coletores do bairro onde o evento se realiza. O lucro obtido com a venda desses materiais será apenas da cooperativa.
  • Materiais que não- reciclavéis tiveram como destino os aterros sanitários do município.

Além disso, a organização incentivou, através de um manual de boas práticas, a tomada de medidas sustentáveis por parte dos patrocinadores do evento  e também a utilização do transporte público - através da venda do RioCard Rock in Rio-. Uma outra medida sustentável  (acho que até nem tanto divulgada pela mídia) foi a presença de atrações verdes: a EcoPista e as EcoBikes - desenvolvidas pela empresa Ecogreen.

A primeira é uma pista de dança que produz energia limpa: conforme o público de movimenta, o piso é comprimido e transforma energia mecânica em energia elétrica. As EcoBikes já são, por assim dizer, velhas conhecidas dos brasileiros. Isso porque foram utilizadas no (também festival de música) SWU com o mesmo objetivo do RiR: fazer a Roda Gigante se movimentar. Elas ficaram localizadas no stand da Phillips e a montagem delas pode ser vista no vídeo a seguir:







LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...