sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Acessibidade na palma da mão

Já pensou se todas as ruas que existem no Google Maps fossem mapeadas especialmente para portadores de deficiência? Um brasileiro teve essa ideia pra lá de especial e está concorrendo para ter sua ideia patrocinada pelo gigante do mundo virtual. O nome dele é Eduardo Battiston e o do projeto, Acessibility View.

O programa irá apresentar ao usuário a rota que apresenta menos obstáculos (essa palavra pode parecer meio pesada, mas acredito que para os cadeirantes), que incluem buracos, calçadas irregulares, rampas muito inclinadas, entre outros. Para fazer o mapeamento, ele contará com a ajuda de membros da AACD, instituição com a qual ele já tem uma história, pois fez com ela outro projeto lindo: o Unique Types. (próximo post aqui do blog, me cobrem!).

Além de tornar a vida de cadeirantes brasileiros melhor, o Acessibility View permitirá que pessoas não-deficientes percebam a realidade enfrentada pelos primeiros. O patrocínio pelo Google está sendo buscado através do Creative Sandbox, concurso promovido pela marca no qual foram escolhidos 10 projetos - ao todo, foram 4,507 enviados por pessoas de todo o Brasil - que utilizam ferramentas produtos do Google para tornar o mundo melhor, aliando tecnologia e criatividade. O vídeo abaixo foi feito para a inscrição do projeto no concurso.



Agora basta ficarmos na torcida: o resultado é divulgado dia 05 de dezembro e a ideia ganhadora leva R$35 mil para tornar-se real. Eduardo, em entrevista a Revista Galileu, afirmou que a importância do projeto também está em trazer para o cotidiano um tema que, na maioria das vezes, é pouco recorrente e que motive iniciativa pública e privada a buscar as melhorias do mesmo.

2 comentários:

  1. As aulas na ECO podem ser bem inspiradoras, não? Muito legal divulgar esse tema, e mais legal ainda esse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bia. Hahaha. Sai da matéria de Jornal em Mídias Digitais, mas ela não saiu de.mim. hahaha.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...