sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Templo do amor (e agora) da sustentabilidade.

Depois de um tempinho afastada, enfim voltei! E recomeçaremos em grande estilo: o Taj Mahal será abastecido com energia vinda do sol. Agora além de ser lindo pela história e pela sua grandeza, o mausoléu localizado na cidade de Agra será ecologicamente correto. A decisão foi tomada pelo Ministério das Energias Renováveis da China em parceria com o Departamento de Turismo do país, devido aos crescentes apagões no país. O último aconteceu em no final de julho e deixou mais de dois milhões de pessoas às escuras por dois dias. 





A Índia é a sétima potência mundial em energia limpa e investiu 10,2 bilhões de dólares no último ano. Em energia solar, no entanto, o investimento ainda é crescente: se hoje o Sol só é reponsável por 0,4 GW, o governo está buscando - na chamada Missão Solar Nacional - maneiras de em 2022, a meta nacional ser de 22 GW. Uma ótima iniciativa do governo indiano, não é mesmo?

Como boa curiosa, descobri umas coisas inusitadas sobre o palácio, que achei legal compartilhar:

- Taj Mahal significa "jóia do palácio" e é uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo

- Construído por Shah Jahan, governante e imperador do império Mogol (ou Mongol), após o falecimento de sua esposa predileta, durante o nascimento do 14° filho de ambos (!), ele abriga os restos mortais do casal até hoje.

- O palácio muda de conforme o passar do dia e das estações: com a luz do amanhecer ele fica rosado, a tarde, branco leitoso e a noite, cintilante, pois suas pedras preciosas refletem o luar. Dizem que essas mudanças são metáforas das constantes mudanças de humor de uma mulher. 


- Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. 




Taj Mahal de noite (como não amar?!) e de manhãzinha! 





Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...