segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mulheres da Paz - Parte 3


Esse post vai encerrar a série sobre as mulheres que foram laureadas com o Prêmio Nobel da Paz. Por último, mas não menos importante será feita uma breve biografia de Tawakkul Karman, que foi a primeira mulher árabe a receber tal prêmio. Ela nasceu na província de Taez, ao sul do Iêmen e é  formada em Ciências Políticas pela Universidade de Sana. Foi laureada em função de seu ativismo político desde 2006, que ganhou visibilidade com as revoltas por democracia no mundo árabe.






Ela, que se define como "uma cidadã do mundo, a terra é minha pátria e a humanidade é minha nação", em seu perfil no Facebook, tem 32 anos e é mãe de três filhos e jornalista. Já foi detida diversas vezes pelo governo iemenita e escreveu em 2007,  fazendo uma premonição, uma série de artigos que anunciavam uma revolução no país, e que foram usados pelos cidadãos para derrubar o regime de Ali Abdullah Saleh (ele assinou um acordo deixando o país no último dia 23).


Karman não usa o "niqab" , que cobre todo o corpo, mas o "hiyab", um lenço colorido que cobre apenas a cabeça, o pode simbolizar a valorização de "ser mulher" (ela lidera o grupo Women Journalists without Chains) e a "desobediência" aos valores tradicionalistas.  "Estou muito feliz com o prêmio,(...) trata-se de uma honra para todos os árabes, muçulmanos e mulheres. Eu dedico este prêmio a todos os ativistas da Primavera Árabe", disse ela durante a cerimônia de premiação. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...