sábado, 12 de novembro de 2011

Essencialmente Sustentável


Começa hoje o  Festival de Música SWU, na cidade de Paulínia, em São Paulo. Mas muito mais do que um festival de música, o SWU (Starts With You) é um projeto que visa a conscientização social, por um mundo mais sustentável. E é por isso que acontece, de forma paralela ao evento, o II Fórum de Sustentabilidade, que reúne personalidades nacionais e internacionais em debates sobre a causa.

Hoje sobe ao palco uma das maiores atrações de todo festival: o Black Eyed Peas. Outras atrações do festival serão Simple Plan (na segunda-feira), Duran Duran (amanhã) e Kanye West (hoje). Como o principal foco do evento é a sustentabilidade, não poderia deixar de escrever sobre a mesma. Dentre as propostas no plano de sustentabilidade, destaquei as seguintes:

  • A cenografia é composta por materiais recicláveis ou de baixo impacto ambiental, como tinta à base de água, lâmpadas de LED;
  • Para economizar água, estão instalados "timers" nos chuveiros utilizados pelos participantes que assistirão os três dias de show e a água será tratada e reutilizada;
  • O uso de transporte público e a carona são incentivados pela organização do evento;
  • A energia utilizada é originada de biocombustíveis, fontes solar e eólica;
  • Uma equipe de voluntários está dando dicas sustentáveis aos participantes, durante o eventos.

Também destaco a parceria realizada com diversas ONGs (dentre as quais a SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Waves for Water) e a Gincana Impacto Zero, pela qual equipes formadas por universitários de todo país (que enviaram previamente projetos sustentáveis) A primeira etapa consiste na inscrição de projetos sustentáveis de universidades de todo o país. Na segunda etapa, as equipes dos projetos  selecionados  participaram  de  uma  competição  para  arrecadação  de material reciclável através da mobilização de toda a comunidade. Na última etapa, as equipes classificadas participarão de um reality show realizado por todo o país e transmitido pelo Multishow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...