quinta-feira, 21 de junho de 2012

1L de Luz

Sabe aquelas ideias que são surpreendentes por serem extremamente simples? Aquelas que quando você vê pensa: "como nunca ninguém pensou nisso antes?"? Conheci essa semana um projeto que surgiu nessas ideias. O nome dele é "A Liter of Light": eles utilizam materiais presentes no dia a dia para tornar a vida de moradores das favelas filipinas mais reluzente, digamos assim.




Com uma garrafa pet, um litro de água e duas colheres de água sanitária, surge uma lâmpada! A ideia já é antiga e pelo que pesquisei de origem brasileira. O mecânico paulista Alberto Moser descobriu, em 2002 - naquela época que o país passava pelo apagão - que através da refração da luz, as garrafas tornavam-se equivalentes a lâmpadas de 40 a 60W de potência. Na época, a matéria foi até pauta de um Globo Repórter (trecho no vídeo abaixo), mas depois parece ter sido esquecida.





E recentemente a Fundação MyShelter, de origem filipina tem levado a ideia para comunidades carentes da região metropolitana de Manila, capital da República das Filipinas, onde boa parte da população não tem acesso a energia elétrica. Apesar de funcionar só durante o dia, os moradores adoraram a novidade (como vocês podem ver no vídeo). O projeto tem como meta atual levar a novidade para um milhão de famílias em todo mundo até o fim desse ano, e até 2013, para 4 milhões de lares. 



No site do projeto (http://isanglitrongliwanag.org/), você encontra mais informações: desde como fazer um "litro de luz" a como ajudá-los, sendo voluntário ou fazendo doações. Eles participaram, inclusive, do TEDx Rio+20 e visitaram a comunidade da Mangueira para ensinar os moradores daqui a fazer e usar essa simples (mas pra lá de útil) ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...