sexta-feira, 8 de junho de 2012

GreennationFest

Ainda no especial "Rio+20" aqui do blog, hoje vou trazer um pouco sobre o GreennationFest, que aconteceu a na Quinta da Boa Vista, entre os dias 31 de maio e 07 de junho.


 O diferencial dele é que ele promove a interação do visitante: ao entrar no evento, você descobre a sua pegada ecológica (a quantidade de gás carbônico emitida para chegar até o local) e  torna-se padrinho de uma árvore de espécie nativa, que será plantada no Parque Nacional do Grumari. A minha espécie foi um "palmito-juçara" e o mais legal é que eu posso acompanhá-lo pelo site do evento



A experiência sensorial também é explorada pelo festival, nas tendas que simulam três situações climáticas: queimada, degelo e inundação. Não pude ir na última, porque estava com uma fila imensa, mas gostei bastante do que vi nas duas primeiras. Não é muito verossímil, verdade seja dita, mas permite que o visitante reflita sobre as mudanças climáticas e o que ele pode fazer nesse contexto.  Abaixo seguem dois vídeos que fiz, na queimada e no degelo:   





Outra atração muito divertida do Greennation é o "Gol de Bicicleta". Nele, estão dispostas algumas bicicletas que geram energia e fazem gols conforme os participantes vão pedalando e um animador convoca os torcedores dos quatro grandes times do Rio (Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo) para marcar a favor do seu time de coração. Não pedalei, mas por uma grata coincidência, foi o Vasco (<3) que ganhou a "partida" que gravei. 





Também aconteceram várias palestras e oficinas que permitiram aos visitantes saber um pouco mais sobre como tornar-se mais eficiente para a construção de um planeta melhor. Apesar de Gisele Bündchen ter sido a grande visitante, como embaixadora do PNUMA, plantando uma árvore (que era, a propósito, da espécie sapucaia), acho que a participação mais importante foi a dos cidadãos comuns, em especial dos estudantes, que eram muitos (o que, às vezes irritava esperar muito tempo na fila). Fiquei muito satisfeita de ver o interesse deles por tudo aquilo que o festival trata. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...