sexta-feira, 27 de julho de 2012

Inovações verdes e olímpicas


Aconteceu hoje a abertura oficial dos Jogos Olimpíacos de Londres! Viu?! E você sabia que eles entrarão para a história como os primeiros a serem sustentáveis?


Foto: O GLOBO

O diretor-chefe do PNUMA (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente) afirmou que as Olimpíadas, na capital britânica, serão uma motivação para todo o planeta adotar uma visão mais sustentável. A meta mais audaciosa  é neutralizar todo o carbono emitido durante o evento e para isso serão adotadas inúmeras inovações. Veja algumas a seguir:

1. Ultra, o pequeno ecológico:


Esse carrinho que mais parece uma miniatura está no principal aeroporto de Londres, o Heathrow International. Ele é elétrico e dispensa motorista e foi escolhido porque torna mais prático o transporte de passageiros - nele cabem 4 pessoas, que chegam em 4 minutos do avião ao aeroporto -, além de retirar os ônibus que faziam esse transporte e eram movidos a diesel.


2. Arenas Recicláveis:



Sempre que uma cidade é sede de um evento de grande porte (seja Olímpiada, Pan-Americano, Copa do Mundo), a utilidade das mega-construções realizadas é sempre contestada. O Rio sabe bem como é isso... E para evitar que a situação se repita com eles, os ingleses fizeram a Arena de Basquete totalmente montável. Ao final dos jogos, toda sua estrutura - quadras, bancos, o esqueleto (de 1.000 toneladas de aço) e a cobertura inflável - será desmontada e reutilizada em outros centros esportivos pelo país.  

A organização do evento informou que pretende fazer o mesmo com a Arena de Pólo Aquático.

3. Táxis Verdes:


Uma parte dos tradicionais Black Cabs londrinos ganhou uma repaginada - antes movidos a diesel, passaram a rodar com células de hidrogênio. E Londres também ganhou modernos táxis elétricos: o Fluence Z.E., modelo exclusivamente movido a eletricidade. E apesar de serem diferentes ecologicamente falando, o custo para o cliente é o mesmo do que o de um táxi comum. 

4. Smart Bin, a lixeira inteligente:



Nessas lixeiras high tech (que tem duas telas de LCD, touchscreen e wi-fi), os turistas e londrinos podem ter acesso a notícias sobre cultura, arte, previsão do tempo, mercado financeiro. Mas o principal intuito da instalação das mesmas é estimular a reciclagem em a coleta seletiva para os moradores da cidade.


5. Árvore Solar:



Esses postes brotaram na cidade olímpica em maio, idealizados designer Ross Lovegrove, conhecido por associar ciência, natureza e tecnologia em seus projetos. Suas folhas são, na verdade, células fotovoltaicas para gerar energia solar, os galhos e caules são lâmpadas de LED automática. E além de serem postes de luz são também bancos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...