sexta-feira, 20 de julho de 2012

Por um mundo mais conectado

Dia desses vi uma notícia sobre um projeto brasileiro que permitia a inclusão digital de crianças e jovens a partir de computadores antigos doados (vou falar dele nos próximos posts) e descobri uma outra ideia superlegal: o Labdoo.








Com esse nome engraçado, surgiu uma ONG virtual que promove a inclusão digital de crianças através de doações de notebooks antigos, que foram considerado "ultrapassados" por seus donos. Segundo a própria organização, o objetivo dela é basicamente usar a Internet e as redes sociais para doar a instituições carentes o que seria lixo eletrônico.


Após a doação, há a manutenção do computador, para retirar as informações do doador (caso ele já não tenha feito isso) e instalar um programas educativos. Os computadores doados são armazenados até que haja uma quantia razoável e em seguida, seguem viagem. Qualquer pessoa cadastrada pode colaborar nessas etapas: os programas a serem instalados tem fonte aberta, isto é, estão disponíveis no site do Labdoo.








Nesse vídeo institucional eles explicam como acontece tudo, passo-a-passo:





Até agora foram doados 727 computadores para 47 instituições participantes. Uma delas está localizada no Brasil (\o/), na cidade de Quixadá (BA): Associação Novo Horizonte. Além do Brasil, outros 52 países participam da iniciativa!


Se você também gostou e pode ajudar de alguma forma, cadastre-se no Labdoo. Mas se não pode, dê uma força ao movimento e curta a página deles no Facebook, para que seus amigos também saibam dessa iniciativa tão bacana.
http://www.facebook.com/Labdoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...