sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rebeldes com causa


Já foi o tempo em que roqueiros viviam só de "sexo, drogas e rock´n roll". Há algum tempo diversos artistas demonstram preocupação com um mundo melhor (lembra do post Músicas Sociais?) e hoje, no dia do Rock, o Acredite Também, traz uma lista dos roqueiros mais engajados ambientalmente (com direito a trilha sonora, é claro!)

11º  - Pearl Jam
Em 2006, a banda reverteu parte do dinheiro arrecadado com a turnê em ações de preservação de florestas tropicais em Madagascar. Três anos mais tarde, em 2009, o grupo doou cerca de 100 mil dólares para 9 ONGs que desenvolvem novas tecnologias para a criação de fontes renováveis de energia. Para completar, os veículos utilizados nas turnês tornaram-se movidos a  biodiesel.








10º - Green Day
O verde da banda de punk-rock norte-americana vai além do nome... Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool participaram da campanha "Move America Beyond Oil", promovida pela ONG Natural Resources Defence Council. Essa campanha queria mostrar o quanto prejudicial é o "vício" do país em petróleo. Além disso, os músicos já publicaram uma série de vídeos no Youtube manifestando seu apoio às causas verdes e às políticas energéticas inteligentes. Por isso preferi, ao invés de colocar uma foto deles, publicar dois vídeos: um no qual os integrantes falm sobre essa campanha e um no estilo "Sobe o som, DJ". 







9º - Paul MacCartney
O ex-Beatles é, reconhecidamente, um dos mais conhecidos defensores do vegetarianismo. Em sua terra natal, o Reino Unido, lançou a campanha "Meat Free Monday" (em português,  "Segunda-feira sem carne"), em que sugere que as pessoas não comam carne ao menos uma vez por semana. Com essa atitude simples seria possível ajudar a reduzir uma parte dos 18% de emissões globais de CO2 da qual a pecuária é responsável. A ação angariou apoio de outras personalidades, como a viúva de John Lennon, Yoko Ono.



   
8º - Radiohead
O vocalista, Thom Yorke, é o principal destaque do grupo: ele é vegetariano e apoia a campanha "Friends of the Earth's Big Ask", que pressiona o governo inglês a adotar medidas incisivas no combate ao aquecimento global. Além disso, a banda incentivou mais de um milhão de pessoas a assinarem uma petição online chamada "Stop Global Warming", que pretende discutir o papel dos EUA diante das mudanças climáticas. Eles participaram ainda,  junto com outros artistas,  de um show beneficente para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, em 2010.






7º - Coldplay (<3)
Os ingleses são apoiadores da ONG Make Traid Fair, que busca discutir e incentivar a resolução de questões relacionadas a alimentação e pobreza. O Coldplay também é patrono da organização ClientEarth, que trabalha para proteger o meio ambiente nos meios jurídicos, tentando garantir que as leis ambientais sejam cumpridas adequadamente.
E, desde 2002, os músicos contrataram uma empresa para plantar 10 mil árvores na Índia, para neutralizar as emissões de carbono geradas com a produção e distribuição de seus CDs. Em 2009, durante a turnê “Viva La Vida”, o Coldplay realizou o primeiro show com carbono neutro nos Emirados Árabes.





 





6º - Linkin Park
Os roqueiros californianos também dedicam um tempo da agenda para se envolver em causas ambientais. Em 2004, os músicos fundaram a ONG "Music For Relief", que auxilia vítimas de catástrofes naturais, como o Tsunami da Indonésia, o Furacão Katrina, incêndios e o terremoto no Haiti.
A banda também se uniu à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, na iniciativa Energia Sustentável para Todos, que tem como objetivo garantir o acesso universal à energia até 2030. Outras ações de responsabilidade ambiental incluem uso de biodiesel, veículos híbridos e elétricos durante as turnês, equipamentos com certificados de energia renovável e reversão de parte da renda arrecadada nos shows para o plantio de árvores.



5º - David Byrne
O ex-vocalista e guitarrista da banda Talking Heads é um defensor apaixonado do ciclismo urbano. Tanto empenho fez com que ele veio ao Brasil ano passada, para promover o fórum "Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade", o primeiro realizado no país, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a construção de um sistema de transporte mais igualitário e sustentável.
David Byrne é também autor do livro “Diários de Bicicleta”, em que relata suas experiências sobre duas rodas por todo o mundo. Por meio de histórias e fotografias pessoais, evidenciou o fato de que andar de bicicleta e utilizá-la como meio de transporte sustentável pode mudar a visão do mundo e das cidades.




4º - Dave Matthews Band
A banda sul-africana ganhou respeito dos ativistas ambientais em 2006, quando seus músicos decidiram compensar a poluição produzida durante a carreira investindo em ONGs e instituições que promovem a sustentabilidade. A iniciativa incluiu a construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala dos Estados Unidos, e a parceria com a ONG Filter For Good, que incentiva o público a levar sua própria garrafa de água aos shows, reduzindo o consumo de garrafas PET.
Os shows da banda também contam com uma estrutura chamada Eco-Village, onde o fã pode conferir as últimas notícias do meio ambiente no mundo, conhecer as atitudes verdes que ele pode adotar no seu dia a dia, e até ganhar brindes ecológicos da banda.








 3º - Sting
O vocalista do "The Police" é um apaixonado pela diversidade ecológica do Brasil:  Sting esteve no país recentemente para cantar e reforçar o seu apoio ao movimento indígena que questiona a construção da hidrelétrica Belo Monte, no Pará.
Ao longo de sua carreira, lançou vários os álbuns que trataram do descaso humano com a natureza, a exploração da mão de obra infantil, as consequências dos conflitos e a apatia perante as mudanças climáticas. Tudo isso rendeu ao cantor uma homenagem da Clinton Global Initiative (CGI), em 2011, como um dos "cidadãos notáveis" daquele ano.






2º - Neil Young

Em 1985, quando poucos comentavam sobre questões socioambientais, o cantor comprometeu-se com a organização do histórico show beneficente Farm Aid, em parceria com os músicos Willie Nelson e John Mellencamp. Atualmente, a Farm Aid é uma organização que trabalha para desenvolver a agricultura familiar e realiza shows anuais com diversos artistas.
Young e sua mulher Pegi também fundaram The Bridge School, uma organização educacional para crianças com disfunções psicológicas e verbais. Em 2004, na turnê do álbum Greendale pelos Estados Unidos, Young utilizou óleo biodiesel nos caminhões e ônibus da banda. Apaixonado por carros, ele transformou um Lincoln 1959 em híbrido. O motor da máquina passou a funcionar com biocombustível e baterias elétricas. Desse projeto surgiram novas músicas com letras sobre o poder do petróleo na economia mundial, refrões anti-guerra e cobranças à indústria automobilística.








1º - Bono Vox
E em primeiro lugar o vocalista do U2: o currículo do cantor como ativista é extenso. Muitas ações humanitárias foram promovidas ou apoiadas pelo irlandês que foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e recebeu da Rainha Elizabeth II do Reino Unido o título de “cavaleiro britânico honorário”.
Presença constante em encontros de líderes mundiais, Bono assume performances filantrópicas que vão da luta contra a Aids, passando por combate a intolerância religiosa e promoção da paz, até a criação de um marca de roupas que usa algodão orgânico, adota o conceito de comércio justo e emprega pessoas provenientes de países mais pobres, tornando a cadeia do comércio mais igualitária.









Colaboração:  Portal EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...