segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mulheres de Paz - Parte 2

Já falei um pouco sobre a trajetória de Ellen Johnson. Agora é a vez de apresentar a vocês Leymah Gbowee, também ganhadora do prêmio Nobel. Também liberiana, nasceu em 01  de fevereiro de 1972 na zona central da Libéria, mas mudou-se ainda jovem para a capital Monróvia. 



Durante a guerra civil na Libéria, associou-se a outras liberianas - muçulmanas e cristãs - para criar um movimento de oração, que cresceu e culminou em uma greve de sexo, como forma de protesto à não-aceitação das mesmas como participantes na negociação de paz. Ainda nesse período, Leymah formou-se terapeuta e trabalhou com crianças-soldados. Mais tarde, escreveu sobre esse momento em sua biografia  "Mighty Be Our Powers: How Sisterhood, Prayer, and Sex Changed a Nation at War" ("Poderosos sejam nossos poderes: como a comunidade de mulheres, a oração e o sexo mudaram uma nação em guerra")


Atualmente dirige a Rede Segurança e Paz - África, que assiste a Libéria, Costa do Marfim, Nigéria e Serra Leoa. Também é mestre em Transformação de Conflitos, pela Universidade de Menonita do Leste, na Vírginia. Tem seis filhos e mora em Acra, capital de Gana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...