segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sustentabilidade in Rio


O Rock in Rio acabou nessa madrugada e foi um evento e tanto. O público estimado foi de 700 mil pessoas e juntamente com elas foram produzidas toneladas de lixo. Só para ilustrar, nos primeiros cinco dias de show (23,24,25,29 e 30/09) foram recolhidas 234 toneladas. Mas segundo previa o Plano de Sustentabilidade RiR 2011, elas foram devidamente coletadas, sendo divididas da seguinte forma:

  • Materiais orgânicos tiveram como destino a Usina do Caju, para serem transformados em adubo orgânico através do processo de compostagem. O adubo orgânico produzido será entregue ao Programa Rio Capital Verde, que visa o reflorestamento do Rio de Janeiro;
  • Materiais com potencial reciclável (como plástico, alumínio, papelão...) foram destinados à Barracop, cooperativa de coletores do bairro onde o evento se realiza. O lucro obtido com a venda desses materiais será apenas da cooperativa.
  • Materiais que não- reciclavéis tiveram como destino os aterros sanitários do município.

Além disso, a organização incentivou, através de um manual de boas práticas, a tomada de medidas sustentáveis por parte dos patrocinadores do evento  e também a utilização do transporte público - através da venda do RioCard Rock in Rio-. Uma outra medida sustentável  (acho que até nem tanto divulgada pela mídia) foi a presença de atrações verdes: a EcoPista e as EcoBikes - desenvolvidas pela empresa Ecogreen.

A primeira é uma pista de dança que produz energia limpa: conforme o público de movimenta, o piso é comprimido e transforma energia mecânica em energia elétrica. As EcoBikes já são, por assim dizer, velhas conhecidas dos brasileiros. Isso porque foram utilizadas no (também festival de música) SWU com o mesmo objetivo do RiR: fazer a Roda Gigante se movimentar. Elas ficaram localizadas no stand da Phillips e a montagem delas pode ser vista no vídeo a seguir:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...